Transtorno Bipolar do Humor (TBH)

Não há precisão alguma em chamar alguém do seu convívio de BIPOLAR simplesmente por essa pessoa apresentar variação de humor durante o decorrer do dia. A bipolaridade muito menos tem a ver com a tal da “dupla personalidade”.

O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) é uma desordem grave, crônica e recorrente, com um diagnóstico que pode demorar até 10 anos para acontecer. Existem inúmeros fatores de risco para o TBH, em especial fatores genéticos, biológicos, ambientais, psicológicos, familiares e sociais. O transtorno bipolar é marcado por fases, geralmente iniciando a partir de um episódio depressivo, o que confunde o diagnóstico com a tão conhecida depressão. Entretanto, com o tempo o paciente virá a apresentar a clássica fase da mania (euforia) ou da hipomania.

Sendo assim, cabe dizer que o Transtorno Bipolar de Humor está associado com episódios de mania (euforia com prejuízo acentuado), hipomania, estados mistos maníaco-depressivos e depressivos, podendo ou não ser acompanhado de psicose. Sim, o indivíduo bipolar pode ter alucinações e delírios congruentes com o humor durante os quadros agudos, o que o torna bastante confundido com a esquizofrenia.

A evolução, má condução e grande frequência das crises de bipolaridade podem levar a severo prejuízo funcional, abuso de substâncias, comorbidade elevada com doenças clínicas, com altas taxas de suicídio e com mortalidade aumentada em relação a população geral.

Deixe um comentário