TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Na infância, o TDAH associa-se, em geral, a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas”. Os meninos tendem a demonstrar mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, por vezes se expondo a situações de risco. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldade em lidar com regras e limites.

Enquanto os adultos demonstram problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória. São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos. Os adultos com TDAH têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e o quanto ele afeta os demais à sua volta. Transtornos comórbidos são comuns nesse caso, tais como o uso de drogas e álcool, a ansiedade e a depressão.

Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e suas conexão com o resto do cérebro. Essa região, a fronto-orbital, é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais. Ela é responsável por controlar ou inibir comportamentos inadequados através da sua capacidade de prestar atenção, memorizar, ter autocontrole, organização e planejamento. O que parece estar alterado nessa região cerebral em pessoas com TDAH é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas denominado neurotransmissores, responsáveis pela transmissão de informação entre as células nervosas.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é tratado com uma variedade de psicofármacos e suporte psicoterápico.

Deixe um comentário