Cargas de trabalho em excesso, más condições de trabalho, falta de reconhecimento, problemas como assédio moral e pressão por produção ou rendimento são fatores preponderantes no desencadeamento do Transtorno de Ansiedade em trabalhadores.
O Brasil vive em um período no qual muitas pessoas trabalham exclusivamente para manter suas necessidades básicas como alimentação e moradia. Em contrapartida, algumas empresas objetivam no funcionário uma mera engrenagem da produção. Esses dois fatores, somados aos anteriormente citados, por si só, já conseguem demonstrar a insatisfação relacionada ao trabalho.
É sabido que pessoas infelizes ou sem perspectiva, são pessoas vulneráveis ao adoecimento psíquico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo.
Sintomas de ansiedade no trabalho
Caso uma pessoa esteja passando por situações insalubres no trabalho, é possível que venha desenvolver sintomas relacionados ao Transtorno de Ansiedade. Conheça alguns:
- Angústia;
- Falta de ar;
- Agitação psicomotora;
- Taquicardia;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Problemas relacionados ao sono;
- Distúrbios alimentares;
- Cefaleia
- Apreensão;
- Distúrbios sexuais;
- Agressividade;
- Tensão muscular;
- Pensamento catastrófico;
- Preocupação excessiva com o futuro;
- Pânico e reações de austeridade frente ao trabalho
Como as empresas podem ajudar?
Primeiramente é preciso um olhar humanizado sobre as pessoas que trabalham nessa organização. Além de entender que o trabalho deve ser o meio pelo qual se realiza conquistas pessoais, as empresas devem construir um conjunto de ações que criem um ambiente corporativo mais feliz e saudável.
As lideranças devem ser orientadas e formadas para engajar positivamente os trabalhadores. Quando possível, é importante que a empresa ofereça aos colaboradores uma gestão de benefícios voltados para a saúde mental, como por exemplo, auxílio terapia. Sobretudo, é fundamental tornar uma cultura empresarial o estímulo à busca por acompanhamento com profissionais especializados em saúde mental.
